segunda-feira, 18 de março de 2013

A História dos Meus Cachos - Como voltei a ser Cacheada!

Amigas, pra quem nunca ouviu sobre minha Transição, aki vai mais detalhadamente...
Espero de coração que possa ajudá-las de alguma forma. Bjsss


1. ALISAMENTO
Eu comecei a fazer relaxamento desde os 15 anos e aos 25 eu alisei, pq achava meu cabelo muito volumoso e ressecado, então com a correria da faculdade e, depois, do trabalho, era mais prático. Muitas pessoas lamentavam: - "Nossa, por que vc fez isso? Teu cabelo era tão lindo!" Eu só conseguia pensar uma coisa: -"Cara, se era tão liiindo assim, p q eles não me falavam antes de eu alisar todo?! Esse povo nunca tá satisfeito com nada".

2. TRANSIÇÃO
Aos 27 anos, cortei o cabelo pra mudar um pouco o visual e daí que comecei, por incentivo do meu na época namorado (hoje noivo), meu pai e minha avó, a pensar em como seria usar novamente cacheado. Fui nos melhores salões da minha cidade tentar cachear a parte alisada (eu ainda não conhecia o Youtube nem os blogs das Cacheadas), mas me explicaram lá que não dava, pq eram químicas incompatíveis. Aí achava tanto que meu cabelo não ia mais voltar a cachear legal, nem ficar bonito, que fui procurar como fazer permanente afro. Comecei a deixar a raiz crescer com a ideia de ir fazendo escova toda semana p poder ir trabalhar, mas como isso ia danificar meu cabelo, fiquei com medo de começar a deixar crescer já danificando desde o princípio, então comecei a pensar em cortar curtinho e hidratar desde o nascimento :D Repare que foi um processo pensado, tudo no meu tempo; não é uma decisão "do nada". Falava em casa, mas todo mundo dizia que eu não era louca de fazer uma coisa dessas (pq é difícil aki ver mulher de cabelo curtinho cacheado) e achavam que podia não ficar legal. Mas o meu jeito é esse: Se eu coloco na cabeça que vai ser melhor, pronto. Uns dias depois eu falei pra mamãe e liguei pro meu namorado avisando. Ele queria cacheado, mas que eu fosse cortando aos poucos. Mas eu expliquei o porquê e ele disse que tudo bem, tranquilo. Então fui. Acho que mesmo sem ninguém concordar eu ia, mas não com essa força e decisão, entende? Facilitou sim minha vida.

 

3. BIG CHOP
E aí cortei tudo! E a sensação que tive na hora foi que o cabelo foi hidratando à medida que cortava :D Os cachos ficaram altamente definidos e eu fiquei muitooo feliz; a cabeleireira foi ótima e, apesar de ter sido num salão fino daki, mas elas já fizeram alarde, todas mee chamando, elogiando demais. Aí vem a etapa de se mostrar para os conhecidos. Mas pensei: -"Eu amei! Isso que importa. E mesmo que ninguém goste, o importante é que agora ele vai crescer hidratado!" Mas a quase totalidade só elogiou, tanto que fikei mais bonita, quanto pela coragem. E isso me deixava ainda melhor: As pessoas vendo que eu era "doidinha" e fazia o que eu tinha vontade, sem ligar pra "padrões". E o amor-próprio, a felicidade de me aceitar, de me achar linda sem ter akele cabelo nada a ver comigo?! Não tem preço! Passei a me valorizar e a valorizar o meu próximo do jeito que ele é, que Deus fez, já que Ele nunca erra. Foi liiindo!

Aí depois disso tudo, quando fui procurar no google um produto legal pra hidratar, achei as cacheadas do Youtube, milhares que passavam por isso, que passei sozinha. Então vi na hora, humildemente, que eu tinha uma missão: Ajudar de alguma maneira a espalhar esse amor-próprio maravilhoso pelo mundo! E foi aí que fiz o meu canal no Youtube e agora o Blog. Bjossss


15 comentários:

  1. É uma decisão difícil mais o resultado é maravilhoso! Ainda não experimentei essa liberdade, logo, logo vou me libertar. Parabéns!

    Posso colocar essa história no meu blog, dentro de uma postagem? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, é uma libertação.
      Nossa, amiga, pode colocar no seu blog, sim, seria uma honra pra mim!
      Bjsssss

      Excluir
    2. Obrigada! Coloquei nessa postagem que fiz hoje, http://cabelo-afro.blogspot.com.br/2013/03/como-ter-meus-cachos-de-volta.html. Esteja a vontade para concordar ou não. Bjs

      Excluir
    3. Amei, muito obrigada, amiga! Espero que ajude outras meninas. Bjsss

      Excluir
  2. Oi Bia, cheguei aqui através do blog da Sônia. Estou passando pela transição capilar mas a coragem para cortar a parte relaxada ainda não chegou. Seus cabelos estão lindos e mesmo curtinho quando você cortou, também ficou lindo!
    um beijo
    Lauri
    www.pitacosdamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô amiga, obrigada!
      fikei mto feliz com meus cachinhos, curtinhos e agora crescendo :D
      adicionei vc no G+ e vi sua transição, mto show! corta no seu tempo, vc vai sentir qnd chegar a sua hora. bjsss

      Excluir
  3. Oi Bia!
    Também estou no dilema do aliso, enrolo. Apesar de ser negra, queria cabelos loiros. A química não é compatível com descolorante, então mudei para o alisamento químico. Mas como não tenho sorte, o alisamento também não se deu com a tintura. Gosto dos cabelos lisos, mas eles ficaram muito danificados depois de tanta química. Já passei pela fase de querer cortar tudo, mas minha irmã casa em 2 meses, e eu espero casar em 2 anos. Se cortar, nada de pentedados dos sonhos... Da última vez que cortei, fiz um chanel e o danado levou 4 anos pra ficar do tamanho que era, fora que não sei lidar com cabelo curto... Estou com o cabelo bem hidratado agora, mas não sei o que fazer com ele. Se aliso, relaxo, ou não faço nada. Também estou com 27, mas eu mesma detesto cabelos curtos, assim como o namorado. Ai dúvida cruel...

    Beijão, e desculpa o testamento/desabafo...

    www.patytotal.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, amiga. Fikei foi mto feliz quando vi seu comentário assim. Eu tbm nunca tinha me imaginado de cabelo curto e muito menos meu namorado rs. Ele keria q eu fosse deixando crescer e cortando o alisado aos poucos; é normal, alguns gostam de curtinho, outros não. Mas ele me entendeu depois. Claro q se eu pudesse te dizer algo, seria: Deixa natural! rs. Eu AMO cabelo natural, mas não sou radical. Se vc está gostando dele liso atualmente, mantém assim e hidrata muitoooo! Tomei minha decisão respirando fundo e me imaginando com os diferentes cabelos; isso me ajudou muito! Só não vale ficar agoniada pq ainda não decidiu, vai pensando devagarzinho, afinal o que vc decidir, não vai ter volta rápido (Ex: se alisar, só volta depois de cortar; se cortar tudo, só esperando crescer etc, então nao tenha pressa p decidir. eu fui no meu tempo). E se vc começar a amar seu cabelo natural de novo e não gostar de curtinho, tem aplique p vc ir usando, quem sabe :D bjsss, amiga.

      Excluir
  4. cabelo feito definitiva apenas uma vez tem como voltar aos meus cachos de antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amiga, posso te falar pelo meu. fiz tudo quanto foi doidice de química e quando eu olhava pra ele, achava que nunca ficaria igual antes, mas que nada... quando cortei, enrolou e ficou ainda mais lindo pq passei a hidratar sempre. bjssss

      Excluir
  5. ai adorei sua historiaa quero fazer isso no meu também quero n vou fazer isso no meu cortar uma boa parte uns 3 dedos ou 2 e ir hidratando adorei e vc ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mahylle, obrigada, amiga! E se precisar de alguma dica na transição, conte comigo! bjssss

      Excluir
  6. Oiii...
    Mais diz ai, quanto tempo esse processo de transição durou???
    To curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia, eu relaxei meus cabelos durante muito tempo, desde meus 15 anos, pouco tempo depois fiz progressiva. Amargo o dia que eu ouvi as pessoas e modifiquei meu cabelo :/. Já faz quase 1 ano e meio que não faço nenhuma química, mas parece que continuo fazendo progressiva, meu cabelo não cacheia, minha raiz continuo lisa - outrora eu era detentora de uma cabelo muito volumoso e bem cacheado agora ele está toda quebrado e super pouco. Não tenho outra alternativa a não ser escovar até ver se a química sai toda, eu tb cortar aos poucos. Sei que o melhor seria cortar curtinho, mas me falta coragem, ainda mais agora que tenho uma viagem de intercambio marcada. Bom ver seu blog e outros videos no youtube dando apoio,mas é muito difícil! Fico triste ao lavar o cabelo e quase não ver cachos... a única forma realmente é curar estilo joãozinho? Desculpa o texto longo e com ar melancólico e saudosista.

    ResponderExcluir
  8. ola, meu cabelo eh cacheado mais comecei a passar quimica nele e ele ficou liso depois parei de usar quimica e fiquei so na chapinha, hoje ele nao ta nem liso e nem cacheado, quero ele com cachos de novo alguma dica?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, amiga! Bjsss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...